14 de mar. de 2010

O Amor ao Estudo


O amor ao estudo é um dos temas estudados nos cursos oferecidos pelos Centros Espíritas, com o objetivo de estimular a leitura edificante, promovendo o conhecimento filosófico, cientifico e religioso da Doutrina dos Espíritos.

Léon Denis no seu livro Depois da Morte, nos diz: “O estudo é a fonte de ternos e puros gozos; liberta-nos das preocupações vulgares e faz-nos esquecer as tribulações da vida. O livro é um amigo sincero que nos dá bons augúrios nas horas felizes, bem como nas ocasiões críticas”.

No entanto, saibamos escolher bons livros e habituemo-nos a viver no meio deles. Rejeitando com objetivismo as obras pérfidas (que mente à fé jurada; desleal; infiel; falso; enganador), que só estimulam as paixões.

Observe que a medida que vamos estudando e compreendendo melhor os ensinamentos espíritas, sentimos que necessitamos nos integrar mais nas ações da Reforma Moral da Sociedade, pois nos tomamos responsáveis pelas nossas ações.

Todo Espírita estudioso caminha neste sentido, e tem as condições para chegar vitorioso ao plano espiritual, desde que se submeta ao processo educativo de combate às imperfeições e do desenvolvimento de virtudes.

O Livro dos Espíritos nos esclarece que “a moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se.” Portanto, só com várias encarnações vamos atingir a perfeição, ou seja, reunir todas as virtudes: a Ciência, a Sabedoria e a Bondade.  

Vejamos o que comenta Allan Kardec sobre a Educação (questão 685-a – Lei do Trabalho):
“ ... Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Considerando-se a aluvião de indivíduos que todos os dias são lançados na torrente da população, sem princípios, sem freio e entregues a seus próprios instintos, serão de espantar as conseqüências desastrosas que daí decorrem? Quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência para consigo mesmo e para com os seus, de respeito a tudo o que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos penosamente os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que só uma educação bem entendida pode curar. Esse o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, o penhor da segurança de todos”.



Espíritas, o Espírito de Verdade vos disse: amai-vos e instrui-vos.


Genilda Medeiros

Um comentário:

EXPOSITOR ESPÍRITA BRUNO TAVARES disse...

GENILDA, BELÍSSIMO TEXTO E DE MUITO BOM SENSO! DIGO SEMPRE: NÃO ACREDITEM EM ESPIRITISMO SEM ESTUDO, MAS COM A REFORMA ÍNTIMA EFETIVA TAMBÉM. PARABÉNS QUERIDA AMIGA, PELO SEU ESFORÇO, DEDICAÇÃO E AMOR À NOSSA CAUSA QUE É A DO CRISTO DE DEUS. SEU IRMÃO QUE TE ADORA, BRUNO.