Nesses dias de festa, de confraternização, desejamos a todos um Feliz Natal.
Que o aniversário de nosso Mestre e Guia Espiritual Jesus seja festejado
no clima da verdadeira paz que ele nos deixou e, com a certeza de que
o melhor presente que podemos ofercer-lhe são nos esforços constantes
para amar ao próximo, assim com Ele nos amou.
Juventude Casa dos Humildes
24 de dez. de 2009
8 de dez. de 2009
Sessão de Cinema: "Irmão Sol, Irmã lua" e "O Ilusionista"
Lembrança do encontro da Juventude para
assistir os filmes "Irmão Sol, Irmã lua"
e "O Ilusionista" :
assistir os filmes "Irmão Sol, Irmã lua"
e "O Ilusionista" :
Juventude Casa dos Humildes
7 de dez. de 2009
A Fé
A FÉ religiosa é a crença nos dogmas das diferentes religiões, que nos faz acreditar cegamente.
Mas a nossa reflexão deste último domingo,6, com a nossa irmã Marcelina, foi a FÉ raciocinada. A FÉ que não se prescreve, mas se adquire, com base na nossa compreensão de como vermos as coisas. Por isso que a FÉ é indivídual, diferente em cada pessoa, de acordo com o aprendizado em diferentes situações.
Quando acreditamos no nosso potencial, na nossa capacidade de conseguir algo e vamos em busca, estamos tendo FÉ; E Quando oramos pedindo ao Pai Criador por saúde, paz, paciência...Estamos depositando a nossa FÉ em Deus.
Como diz Kardec, no capítulo XIX do Evangelho Segundo o Espiritismo, "Para algumas pessoas, a fé parece de alguma forma inata: basta uma faísca para desenvolvê-la. Essa facilidade para assimilar as verdades espíritas é sinal evidente de progresso anterior. Para outras, ao contrário, é com dificuldade que elas são assimiladas sinal também evidente de uma natureza em atraso. As primeiras já creram e compreenderam, e trazem, ao renascer, a intuição do que sabiam. Sua educação já foi realizada. As segundas ainda têm tudo para aprender: sua educação está por fazer. Mas ela se fará, e se não puder terminar nesta existência, terminará numa outra".
Vamos construindo a nossa FÉ com as experiências; raciocinando e fortalecendo a nossa certeza. Desta forma, podemos concluir que FÉ é realmente adquirida e guarda relação com o grau de evolução do Espírito.
Mas a nossa reflexão deste último domingo,6, com a nossa irmã Marcelina, foi a FÉ raciocinada. A FÉ que não se prescreve, mas se adquire, com base na nossa compreensão de como vermos as coisas. Por isso que a FÉ é indivídual, diferente em cada pessoa, de acordo com o aprendizado em diferentes situações.
Quando acreditamos no nosso potencial, na nossa capacidade de conseguir algo e vamos em busca, estamos tendo FÉ; E Quando oramos pedindo ao Pai Criador por saúde, paz, paciência...Estamos depositando a nossa FÉ em Deus.
Como diz Kardec, no capítulo XIX do Evangelho Segundo o Espiritismo, "Para algumas pessoas, a fé parece de alguma forma inata: basta uma faísca para desenvolvê-la. Essa facilidade para assimilar as verdades espíritas é sinal evidente de progresso anterior. Para outras, ao contrário, é com dificuldade que elas são assimiladas sinal também evidente de uma natureza em atraso. As primeiras já creram e compreenderam, e trazem, ao renascer, a intuição do que sabiam. Sua educação já foi realizada. As segundas ainda têm tudo para aprender: sua educação está por fazer. Mas ela se fará, e se não puder terminar nesta existência, terminará numa outra".
Vamos construindo a nossa FÉ com as experiências; raciocinando e fortalecendo a nossa certeza. Desta forma, podemos concluir que FÉ é realmente adquirida e guarda relação com o grau de evolução do Espírito.
1 de dez. de 2009
Programação de Dezembro/2009
DATA | TEMA | EXPOSITOR |
6/12/2009 | A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS | Marcelina |
13/12/2009 | PERISPÍRITO | Vivien Thé |
20/12/2009 | NÃO SEPARAR O QUE DEUS JUNTOU | Karina |
27/12/2009 | CONFRATERNIZAÇÃO | Genilda Medeiros |
29 de nov. de 2009
Sede Perfeitos
Estudamos no ultimo domingo, o tema do Livro do Evangelho Segundo o Espiritismo - Sede perfeitos.
Refletimos sobre o Homem de Bem, aquele que tem a consciência tranquila, aquele que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Aquele que partica os ensinamentos do Cristo, reflete sobre suas ações durante o dia, será que fiz ao próximo o que gostaria que fizesse comigo, tem como guia a caridade. Estuda as suas imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Acima de tudo deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens materiais.
Observamos também que todas as religiões ensinam aos seus discipulos sobre o amor de Deus, o respeito ao próximo, os ensinamentos de Jesus. Mas o Espiritismo vai além explicando as consequênças de nossos atos, o sofrimento, a dor, o mal, o bem. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos
homens a inteligência e a prática do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.
Somos ainda Espíritos imperfeitos com tendências que devem ser domadas, mas a caminho da perfeição. Por isso inteligentemente Kardec nos diz: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.
Assistam um trecho de palestra proferida por Yara Rapini Zalaf no CEAC _ Centro Espírita Amor e Caridade - na cidade de Bauru - SP
Refletimos sobre o Homem de Bem, aquele que tem a consciência tranquila, aquele que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Aquele que partica os ensinamentos do Cristo, reflete sobre suas ações durante o dia, será que fiz ao próximo o que gostaria que fizesse comigo, tem como guia a caridade. Estuda as suas imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Acima de tudo deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens materiais.
Observamos também que todas as religiões ensinam aos seus discipulos sobre o amor de Deus, o respeito ao próximo, os ensinamentos de Jesus. Mas o Espiritismo vai além explicando as consequênças de nossos atos, o sofrimento, a dor, o mal, o bem. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos
homens a inteligência e a prática do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.
Somos ainda Espíritos imperfeitos com tendências que devem ser domadas, mas a caminho da perfeição. Por isso inteligentemente Kardec nos diz: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.
Assistam um trecho de palestra proferida por Yara Rapini Zalaf no CEAC _ Centro Espírita Amor e Caridade - na cidade de Bauru - SP
17 de nov. de 2009
Fora da Caridade não há Salvação
No último domingo, 15, chegamos ao final de nossa gincana, que teve como objetivo arrecadar donativos para ajudar os necessitados e a nossa casa, a Casa dos Humildes. O trabalho dos jovens foi grandioso e culminou com belíssimas apresentações de arte, promovendo a integração de todos que assistiram.
O tema da gincana foi "Fora da Caridade não há Salvação", afim de refletimos sobre a Caridade e a Humildade, as duas virtudes que devemos praticar sempre, pois elas são contrárias ao egoísmo e ao orgulho.
Vamos aproveitar esse momento e assistir ao vídeo O Bom Samaritano.
Clique no link abaixo e confira as fotos de nosso Momento de Arte:
O tema da gincana foi "Fora da Caridade não há Salvação", afim de refletimos sobre a Caridade e a Humildade, as duas virtudes que devemos praticar sempre, pois elas são contrárias ao egoísmo e ao orgulho.
Vamos aproveitar esse momento e assistir ao vídeo O Bom Samaritano.
Clique no link abaixo e confira as fotos de nosso Momento de Arte:
![]() |
| Juventude AECH - Gincana 15.11.09 |
8 de nov. de 2009
Cuidar do Corpo e do Espírito
Hoje vamos fazer uma reflexão sobre a nossa Saúde. Desta forma, é importante definimos o que é Saúde e Doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Doença vêm do latim dolentia, padecimento, é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos.
Para nós Espíritas, Saúde e Doença se refere ao estado em que nos encontramos, ou seja, Saúde é a harmonia e a doença é a desarmonia. Enquanto a medicina procura tratar dos sintomas específicos que desarmonizou, nós analisamos o ser humano como um todo. Pois, o Corpo Físico deve seu funcionamento ao Espírito que o habita.
Sendo o homem formado pelo Corpo Físico (matéria), Perispírito (semi-material) e Espírito (princípio inteligente do universo).
A matéria (corpo físico) é o laço que retém o Espírito; é o instrumento de que ele se serve e, ao mesmo tempo, sobre o qual exerce a sua ação – O livro dos Espíritos, questão 22a.
O peripírito, também conhecido como Modelo Organizador Biológico, é um envoltório semi-material vaporoso que reveste o Espírito, formado pelo fluido universal de cada globo que o Espírito vai encarnar - O livro dos Espíritos, questões 93 a 95.
O perispírito preexistente e sobrevivente à morte do corpo físico, arquiva as qualidades ou defeitos, faltas, abusos e vícios de todas as existências, reencarnações, e transmite as impressões ao corpo físico do Espírito, que reaparecem como as enfermidades e moléstias.
Isto explica as crianças que já nascem “doentes” ou enfermidades graves que surgem ao longo da existência atual, como as doenças malignas, que decorrem de faltas passadas e contribuem para o aprendizado, reparação e restauração dos atos inadequados, além da elevação da alma.
Em grande parte dos casos, a causa principal dessas enfermidades é a falta do auto- amor. Causa essa de relevância nos casos de depressão. Parece até que esquecemos o ensinamento de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, nos ensinou a utilização da fraternidade aplicada, pois se jamais queremos o mal para nós, igualmente não os desejamos aos outros.
O Cuidar do Corpo e do Espírito refere-se aos cuidados diários que devemos tomar, por exemplo: Os exercícios físicos, como caminhar, correr andar de bicicleta, nadar são tranqüilizantes e antidepressivos naturais e combatem as doenças cardíacas, a hipertensão, artrites, osteoporoses, problemas respiratórios, obesidades e outros males. Outro cuidado que devemos ter é com nossa alimentação: Ingerir alimentos com a qualidade e não em quantidade, pois, a gula desequilibra o corpo físico e é um abuso causando desarmonia/doença.
Sabemos do mal que faz o fumo, o álcool, as drogas, excesso no sexo e na alimentação, mas são de livre opção do Espírito, não incursos originalmente no processo evolutivo de ninguém. Quem se vincular a qualquer um deles, colherá o efeito prejudicial.
O Centro Espírita muito nos ajuda a compreender o sofrimento, a dor, a doença, nos esclarecendo e ensinando os princípios que os rege, e a encontrar a cura através do auto-conhecimento, da oração, do evangelho no lar, do passe, da água fluidificada e do estudo dos ensinamentos da Doutrina dos Espíritos. Com certeza nos fortalecerá, nos inspirará a resignação, a paciência e a fé.
Conceito de Saúde e Doença na Visão Médica
Assinar:
Postagens (Atom)

