24 de dez. de 2009

Feliz Natal

Nesses dias de festa, de confraternização, desejamos a todos um Feliz Natal.

Que o aniversário de nosso Mestre e Guia Espiritual Jesus seja festejado
no clima da verdadeira paz que ele nos deixou e, com a certeza de que
o melhor presente que podemos ofercer-lhe são nos esforços constantes
para amar ao próximo, assim com Ele nos amou.





Juventude Casa dos Humildes

8 de dez. de 2009

Sessão de Cinema: "Irmão Sol, Irmã lua" e "O Ilusionista"

Lembrança do encontro da Juventude para
assistir os filmes "Irmão Sol, Irmã lua"
e "O Ilusionista" :



Juventude Casa dos Humildes

7 de dez. de 2009

A Fé

A FÉ religiosa é a crença nos dogmas das diferentes religiões, que nos faz acreditar cegamente.

Mas a nossa reflexão deste último domingo,6, com a nossa irmã Marcelina, foi a FÉ raciocinada. A FÉ que não se prescreve, mas se adquire, com base na nossa compreensão de como vermos as coisas. Por isso que a FÉ é indivídual, diferente em cada pessoa, de acordo com o aprendizado em diferentes situações.

Quando acreditamos no nosso potencial, na nossa capacidade de conseguir algo e vamos em busca, estamos tendo FÉ; E Quando oramos pedindo ao Pai Criador por saúde, paz, paciência...Estamos depositando a nossa FÉ em Deus.

Como diz Kardec, no capítulo XIX do Evangelho Segundo o Espiritismo, "Para algumas pessoas, a fé parece de alguma forma inata: basta uma faísca para desenvolvê-la. Essa facilidade para assimilar as verdades espíritas é sinal evidente de progresso anterior. Para outras, ao contrário, é com dificuldade que elas são assimiladas sinal também evidente de uma natureza em atraso. As primeiras já creram e compreenderam, e trazem, ao renascer, a intuição do que sabiam. Sua educação já foi realizada. As segundas ainda têm tudo para aprender: sua educação está por fazer. Mas ela se fará, e se não puder terminar nesta existência, terminará numa outra".

Vamos construindo a nossa FÉ com as experiências; raciocinando e fortalecendo a nossa certeza. Desta forma, podemos concluir que FÉ é realmente adquirida e guarda relação com o grau de evolução do Espírito.

1 de dez. de 2009

Programação de Dezembro/2009


DATA

TEMA

EXPOSITOR

6/12/2009

A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

Marcelina

13/12/2009

PERISPÍRITO


Vivien Thé


20/12/2009

NÃO SEPARAR O QUE DEUS JUNTOU

Karina

27/12/2009

CONFRATERNIZAÇÃO

Genilda Medeiros

29 de nov. de 2009

Sede Perfeitos

Estudamos no ultimo domingo, o tema do Livro do Evangelho Segundo o Espiritismo - Sede perfeitos.

Refletimos sobre o Homem de Bem, aquele que tem a consciência tranquila, aquele que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Aquele que partica os ensinamentos do Cristo, reflete sobre suas ações durante o dia, será que fiz ao próximo o que gostaria que fizesse comigo, tem como guia a caridade. Estuda as suas imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Acima de tudo deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens materiais.

Observamos também que todas as religiões ensinam aos seus discipulos sobre o amor de Deus, o respeito ao próximo, os ensinamentos de Jesus. Mas o Espiritismo vai além explicando as consequênças de nossos atos, o sofrimento, a dor, o mal, o bem. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos
homens a inteligência e a prática do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.

Somos ainda Espíritos imperfeitos com tendências que devem ser domadas, mas a caminho da perfeição. Por isso inteligentemente Kardec nos diz: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.

Assistam um  trecho de palestra proferida por Yara Rapini Zalaf no CEAC _ Centro Espírita Amor e Caridade - na cidade de Bauru - SP


17 de nov. de 2009

Fora da Caridade não há Salvação

No último domingo, 15, chegamos ao final de nossa gincana, que teve como objetivo arrecadar donativos para ajudar os necessitados e a nossa casa, a Casa dos Humildes. O trabalho dos jovens foi grandioso e culminou com belíssimas apresentações de arte, promovendo a integração de todos que assistiram.


O tema da gincana foi "Fora da Caridade não há Salvação", afim de refletimos sobre a Caridade e a Humildade, as duas virtudes que devemos praticar sempre, pois elas são contrárias ao egoísmo e ao orgulho.


Vamos aproveitar esse momento e assistir ao vídeo O Bom Samaritano.




Clique no link abaixo e confira as fotos de nosso Momento de Arte:


Juventude AECH - Gincana 15.11.09

8 de nov. de 2009

Cuidar do Corpo e do Espírito


Hoje vamos fazer uma reflexão sobre a nossa Saúde. Desta forma, é importante definimos o que é Saúde e Doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Doença vêm do latim dolentia, padecimento, é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos.


Para nós Espíritas, Saúde e Doença se refere ao estado em que nos encontramos, ou seja, Saúde é a harmonia e a doença é a desarmonia. Enquanto a medicina procura tratar dos sintomas específicos que desarmonizou, nós analisamos o ser humano como um todo. Pois, o Corpo Físico deve seu funcionamento ao Espírito que o habita.

Sendo o homem formado pelo Corpo Físico (matéria), Perispírito (semi-material) e Espírito (princípio inteligente do universo).

A matéria (corpo físico) é o laço que retém o Espírito; é o instrumento de que ele se serve e, ao mesmo tempo, sobre o qual exerce a sua ação – O livro dos Espíritos, questão 22a.

O peripírito, também conhecido como Modelo Organizador Biológico, é um envoltório semi-material vaporoso que reveste o Espírito, formado pelo fluido universal de cada globo que o Espírito vai encarnar - O livro dos Espíritos, questões 93 a 95.

O perispírito preexistente e sobrevivente à morte do corpo físico, arquiva as qualidades ou defeitos, faltas, abusos e vícios de todas as existências, reencarnações, e transmite as impressões ao corpo físico do Espírito, que reaparecem como as enfermidades e moléstias.

Isto explica as crianças que já nascem “doentes” ou enfermidades graves que surgem ao longo da existência atual, como as doenças malignas, que decorrem de faltas passadas e contribuem para o aprendizado, reparação e restauração dos atos inadequados, além da elevação da alma.

Em grande parte dos casos, a causa principal dessas enfermidades é a falta do auto- amor. Causa essa de relevância nos casos de depressão. Parece até que esquecemos o ensinamento de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, nos ensinou a utilização da fraternidade aplicada, pois se jamais queremos o mal para nós, igualmente não os desejamos aos outros.

O Cuidar do Corpo e do Espírito refere-se aos cuidados diários que devemos tomar, por exemplo: Os exercícios físicos, como caminhar, correr andar de bicicleta, nadar são tranqüilizantes e antidepressivos naturais e combatem as doenças cardíacas, a hipertensão, artrites, osteoporoses, problemas respiratórios, obesidades e outros males. Outro cuidado que devemos ter é com nossa alimentação: Ingerir alimentos com a qualidade e não em quantidade, pois, a gula desequilibra o corpo físico e é um abuso causando desarmonia/doença.

Sabemos do mal que faz o fumo, o álcool, as drogas, excesso no sexo e na alimentação, mas são de livre opção do Espírito, não incursos originalmente no processo evolutivo de ninguém. Quem se vincular a qualquer um deles, colherá o efeito prejudicial.

O Centro Espírita muito nos ajuda a compreender o sofrimento, a dor, a doença, nos esclarecendo e ensinando os princípios que os rege, e a encontrar a cura através do auto-conhecimento, da oração, do evangelho no lar, do passe, da água fluidificada e do estudo dos ensinamentos da Doutrina dos Espíritos. Com certeza nos fortalecerá, nos inspirará a resignação, a paciência e a fé.

Conceito de Saúde e Doença na Visão Médica





Saúde e Doença na Visão Espírita
 

Um vídeo emocionante de uma jovem com uma doença rara e degenerativa, Ataxia de Friedreich. Um exemplo de vida.



Genilda Medeiros