16 de ago. de 2009

Visitas Espíritas entre Pessoas Vivas

O Espírito, durante o sono, recobra em parte a sua liberdade, ou seja, ele se afasta do corpo. A faculdade que a alma possui de emancipar-se e de desprender-se do corpo durante a vida física, pode dar lugar a fenômenos análogos aos que os Espíritos desencarnados produzem. Enquanto o corpo acha-se mergulhado em sono, ou mesmo em estado de vigília, o Espírito, transportando-se a diversos lugares, pode tornar-se visível e aparecer a outras pessoas.

O estado de emancipação da alma durante o sono parece resultar que temos, simultaneamente, duas existências: a do corpo, que nos dá a vida de relação exterior, e a da alma, que nos dá a vida de relação oculta. No entanto, no estado de emancipação, a vida do corpo cede lugar à vida da alma, mas não são, propriamente falando duas existências: são antes duas fases da mesma existência, porque o homem não vive duplamente - Livro dos Espíritos, questão 413.

É durante o sono que o Espírito encarnado tem a oportunidade de encontrar-se com amigos, parentes, os conhecidos ou até mesmo pessoas que crêem não conhecerem. Os laços de amizade, antigos ou novos, reúnem assim, frequentemente, diversos Espíritos que se sentem felizes em se encontrar. Essas visitas são significativas, na medida em que fica, ao despertar, uma vaga intuição, que é origem de certas idéias que surgem espontaneamente,sem que se as explique, e que não são outras que aquelas adquiridas nessas conversas - Livro dos Espíritos, questões 414, 415 e 417.

Genilda Medeiros

Um comentário:

EXPOSITOR ESPÍRITA BRUNO TAVARES disse...

Muito esclarecedor Genilda! Parabéns. Seu amigo Bruno Tavares.