13 de nov. de 2011

Ajuda-te e o Céu te Ajudará

Hoje, estudamos na nossa reunião o tema AJUDA-TE, E O CÉU TE   AJUDARÁ que consta no Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXV, Buscai e Achareis.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-á. Ou qual de vós, porventura, é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, porventura, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Pois se vós outros, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas dádivas aos que lhas pedirem. (Mateus, VII: 7-11)

Após a leitura acima, realizamos uma reflexão sobre o texto.
Essa máxima é o princípio da Lei do Trabalho, e por conseguinte, da Lei do Progresso.

LE 674: O trabalho é uma lei natural, por isso mesmo é uma necessidade e a civilização obriga o homem a trabalhar mais porque aumenta suas necessidades e seu prazeres.


Toda ocupação útil é um trabalho.

O Trabalho é um meio de aperfeiçoar sua inteligência.

O moral e a inteligência são duas forças que não se equilibram senão com o tempo.

Concluimos que o trabalho nos traz experiência, e com isso amplia nosso intelectual. Nos capacita para a aceitar novos desafio dentro da nossa profissão.

Trouxemos para uma reflexão os ensinamentos do livro O monge que vendeu sua ferrari.

O segredo da felicidade é simples;
 
Defina claramente suas metas pessoais, profissionais e espirituais e, em seguida, tenha a coragem de tomar providências em relação a elas.

Nunca se esqueça da importância de viver com uma enorme alegria.

Permaneça concentrado em seu propósito. O universo cuidará de todo o restante.
Houve uma discurção sobre o secredo da felicidade ser simples. Chegamos a conclusão que nós é que complicamos. Que trabalhamos mais o problema do que a solução do problema. Devemos aprender a dar tempo ao tempo, pois tem problemas que talvés não tenha solução, ou só o tempo vai nos mostrar qual o caminho.

Nesse contesto, devemos ter paciencia, aprender com os problemas  e, ter fé porque não estamos sozinhos, temos Espíritos protetores, familiares e simpáticos, além da justiça Divina em nosso favor.

Devemos sempre agir de acordo com nossa consciência, de acordo com os ensinamentos de Jesus, desta forma estaremos em harmonia com as Leis Divinas.

Analisamos também a Lei do Progresso.

LE 783: O aperfeiçoamento da Humanidade segue sempre uma marcha progressiva e lenta?


Há progresso regular e lento que resulta da força das coisas. Mas quando um povo não avança muito depressa, Deus lhe suscita, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral, que o transforma.

O homem não pode ficar, perpetuamente, na ignorância, porque deve atingir o fim marcado pela Providência.

A Doutrina dos Espíritos nos ensina que estamos fadados a perfeição. E Léon Denis nos esclarece que o mal, o sofrimento e a dor, são atributos da vida terrestre, e tem forçosa razão de ser, são como chicote, espora que nos estimulam e nos fazem andar para frente.
 
Fica uma mensagem:

Ao orar, seja paciente.
Não espere respostas imediatas.
Acredite Deus está cuidando de você.

Genilda Medeiros