8 de nov. de 2009

Cuidar do Corpo e do Espírito


Hoje vamos fazer uma reflexão sobre a nossa Saúde. Desta forma, é importante definimos o que é Saúde e Doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Doença vêm do latim dolentia, padecimento, é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos.


Para nós Espíritas, Saúde e Doença se refere ao estado em que nos encontramos, ou seja, Saúde é a harmonia e a doença é a desarmonia. Enquanto a medicina procura tratar dos sintomas específicos que desarmonizou, nós analisamos o ser humano como um todo. Pois, o Corpo Físico deve seu funcionamento ao Espírito que o habita.

Sendo o homem formado pelo Corpo Físico (matéria), Perispírito (semi-material) e Espírito (princípio inteligente do universo).

A matéria (corpo físico) é o laço que retém o Espírito; é o instrumento de que ele se serve e, ao mesmo tempo, sobre o qual exerce a sua ação – O livro dos Espíritos, questão 22a.

O peripírito, também conhecido como Modelo Organizador Biológico, é um envoltório semi-material vaporoso que reveste o Espírito, formado pelo fluido universal de cada globo que o Espírito vai encarnar - O livro dos Espíritos, questões 93 a 95.

O perispírito preexistente e sobrevivente à morte do corpo físico, arquiva as qualidades ou defeitos, faltas, abusos e vícios de todas as existências, reencarnações, e transmite as impressões ao corpo físico do Espírito, que reaparecem como as enfermidades e moléstias.

Isto explica as crianças que já nascem “doentes” ou enfermidades graves que surgem ao longo da existência atual, como as doenças malignas, que decorrem de faltas passadas e contribuem para o aprendizado, reparação e restauração dos atos inadequados, além da elevação da alma.

Em grande parte dos casos, a causa principal dessas enfermidades é a falta do auto- amor. Causa essa de relevância nos casos de depressão. Parece até que esquecemos o ensinamento de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, nos ensinou a utilização da fraternidade aplicada, pois se jamais queremos o mal para nós, igualmente não os desejamos aos outros.

O Cuidar do Corpo e do Espírito refere-se aos cuidados diários que devemos tomar, por exemplo: Os exercícios físicos, como caminhar, correr andar de bicicleta, nadar são tranqüilizantes e antidepressivos naturais e combatem as doenças cardíacas, a hipertensão, artrites, osteoporoses, problemas respiratórios, obesidades e outros males. Outro cuidado que devemos ter é com nossa alimentação: Ingerir alimentos com a qualidade e não em quantidade, pois, a gula desequilibra o corpo físico e é um abuso causando desarmonia/doença.

Sabemos do mal que faz o fumo, o álcool, as drogas, excesso no sexo e na alimentação, mas são de livre opção do Espírito, não incursos originalmente no processo evolutivo de ninguém. Quem se vincular a qualquer um deles, colherá o efeito prejudicial.

O Centro Espírita muito nos ajuda a compreender o sofrimento, a dor, a doença, nos esclarecendo e ensinando os princípios que os rege, e a encontrar a cura através do auto-conhecimento, da oração, do evangelho no lar, do passe, da água fluidificada e do estudo dos ensinamentos da Doutrina dos Espíritos. Com certeza nos fortalecerá, nos inspirará a resignação, a paciência e a fé.

Conceito de Saúde e Doença na Visão Médica





Saúde e Doença na Visão Espírita
 

Um vídeo emocionante de uma jovem com uma doença rara e degenerativa, Ataxia de Friedreich. Um exemplo de vida.



Genilda Medeiros